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Indicadores de Ciência e Tecnologia em Moçambique

Data: 12/06/2015

Indicadores de Ciência e Tecnologia em Moçambique

Veja dados e informação mais completa na publicação do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia:

Desde Julho de 2003 que Moçambique tem uma política de ciência e tecnologia. Esta é uma política de base, transversal, com o objectivo principal de estimular a inovação nacional em benefício do desenvolvimento e do combate à pobreza. Ela assenta em quatro pilares: educação, investigação, actividades produtivas e disseminação. É através de um reforço da capacidade interna de cada um destes pilares, bem como de uma melhoria da comunicação entre eles que a política procura promover a inovação nacional desejada, recorrendo, por um lado aos recursos existentes dentro do país e, por outro, a conhecimentos científicos e tecnologias desenvolvidos no exterior.

A formulação da política de ciência e tecnologia justifica-se pela mudança que se verifica na organização económica ao nível global. A capacidade de um país criar riqueza depende cada vez menos dos seus recursos naturais, e cada vez mais da sua capacidade de transformar recursos em bens de produção e de consumo e serviços. É nesta transformação que a ciência e tecnologia ocupam um lugar fulcral. De facto, o valor da maior parte dos bens depende principalmente da ciência e tecnologia neles incorporadas. Assim, para Moçambique não ficar marginalizado numa sociedade global de conhecimentos, é necessário que se invista de uma forma estratégica nas suas capacidades científicas e tecnológicas.

Investir na ciência e tecnologia de uma forma estratégica exige que se conheça a sua realidade. Avaliar o impacto das intervenções desenhadas no quadro da política de ciência e tecnologia exige que se definam indicadores que descrevem o progresso realizado. É neste contexto que surge esta publicação que pretende dar um informe global do estado da ciência e tecnologia no país.

(Fonte: Indicadores de CIência e Tecnologia em Moçambique)

Veja dados e informação mais completa na publicação do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia: