Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia
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O SDEJT DE CHIMBUNILA– , tem sua sede em chimbunila e dispõe de autonomia administrativa e patrimonial. Rege-se pelas orientações emanadas pelo Ministério de Educação, sob ponto de vista da estrutura e funcionalidade pedagógica, incluindo a gestão de direcção
O SDEJT DE CHIMBUNILA está localizado a 28KM da cidade de Lichinga, limitado pelo quatro (04) distritos da província de Niassa a saber:
Norte- distrito de Majune e Muembe; Sul- distrito de Lichinga, Este- distrito de Ngauma; sudeste- pais vizinho de Malawi.
Criação e funcionamento:
1986 – Direcção Distrital de Educação de Lichinga- sede em Lichinga Cidade;
1987- DDEL, descentralização da sede cidade de lichinga para Chimbunila,
1986 a 1988- Mário André Muquera como Director Distrital,DDE
1989- Luciasse;
1995-1997- Alberto Venâncio;
1998 – 2003- Dastan Sirajo;
2003 – 2005 – Maria Betânia Detepo;
2006-2008- Henriques Antonio Jumaine;SDEJT
2009 – 2011 – Benedito Buanacaia;
2012 -2013 – Afonso Magona;
2013 – 2014- Belinha Zacarias Bonomar Mustafa;
2014-2016 – Domingos Eugênio Mandlhate;
2016- Moisés Carlos Peleia. SDEJT.
- 1. Visão:
- Educação um direito e dever de todos , um instrumento inovador,comprometido, formação da geracção vindora, não limitado apenas na educação mas também para cultivar regras de bom comportamento ao próximo e a sociedade em geral;
- Adquirir a educação cívica, éctica, moral, patriótica, e educação para cultura da paz;
- Assegurar ou garantir que todas as crianças adquirem as habilidades básicas para comunicar , leitura e escrita, bem como nas áreas de educação física para que estejam preparados nos níveis seguintes;
- OMINEDHdesponibiliza o fundo as escolas (ADE), que serve como motivação as crianças órfas e sem condiçoes para adquirir vários materiais escolares;
- Alfabetizar e educaros adultos como um direito humano do cidadão, nisto o SDEJT faz perceber aos educandos para aprender a ler e escrever combatendo a pobreza e o analfabetismo no seio das suas famílias;
- 2. Missão:
- Definir estratégias metodológicas inovadoras que permitam o desenvolvimento de competências básicas de leitura, escrita e cálculo no nível primário, respeitando as crianças com diferentes Necessidades Educativas Especiais (NEE);
- Envolver a comunidade no desenho de estratégias de melhoria de qualidade,de ensino aprendizagem mais significativa a própria comunidade;
- O português como lingua oficial e de instrução;
- Ensino primário gratuíto;
- Garantir o ensino extra – escolar (AEA);
- O ensino secundario geral não gratuito;
- Oferecer ao cidadaõ para alem do ensino básico, oportunidades diversificadas de progredir ao seu nível acadêmico (ensino secundário geral);
- Dispomos de instalações próprias e apetrechadas com material didáctico;
- 3. Valores:
- Espansaõ da rede escolar para todos os locais necessitados;
- Acompanhar, constantemente, através de informações do representante de Gestão de turma (professor) sobre o desempenho
- pedagógico do seu educando;Conhecer o horário do educando e revendicar junto da Gestão de Direcção sobre situações anómalas decorrentes.
- 4. Objectivos:
- Melhorar o nível de competência dos alunos no ensino primário; Alfabetização; e Educação de Adultos e o ensino secundário geral, fornecendo serviços educacionais de qualidade;
- Garantir o desenvolvimento pleno da personalidade das crianças;
- Realizar aconselhamento psicossocial;
- Apoiar a escolarização de qualidade para crianças de famílias economicamente, desfavorecidas. (ADE).
- 5. Serviços prestados:
- Ensino primário;
- Ensino secundário do primeiro Ciclo ( 10ª classe);
- Alfabetização e Educação de Adultos
- 6. Vantagens de aderir nossos serviços:
- Temos ensino baseado em competências;
- Métodos de ensino-aprendizagem centrados no aluno;
- Taxas de pagamento baixas;
- Professores com formação psico-pedagógica;
- 7. Tempo e hora de atendimento ao publico
O Serviço acima Supracitado atende o público em geraldas 7:30min atéas 15:30min
- 8. Natureza de trabalho:
- Ligado ao processo de ensino e aprendizagem.